Tema 07

Comunicação, TI e Engajamento Social

Os meios de comunicação podem influenciar atitudes positivas em relação ao meio ambiente ou gerar reações de rejeição aos projetos. Por isso a comunicação deve ser um ponto estratégico para governos, empresas, organizações não-governamentais e sociedade em geral, na busca de melhorias contínuas no meio ambiente e na qualidade de vida do planeta.

Com os avanços tecnológicos, a comunicação, como outros setores, também se expandiu. As redes sociais passaram a ter um papel crucial em todo o mundo, tornando-se um fórum de discussões e de divulgação dinâmica de informações. Ampliamos o acesso, mas também testemunhamos a disseminação de fake news e discurso de ódio. Esse discurso atingiu os diversos âmbitos da vida cotidiana, a política e o campo do conhecimento e das Ciências em várias partes do mundo. Um exemplo disso é o aquecimento global, que é contestado e desacreditado por muitos, devido à batalha da informação diária nas redes. Hoje, os cidadãos estão procurando informações nas quais terão confiança e queiram se envolver na evolução de seu ambiente. Como comunicar com eficiência e, mais do que isso, engajar pessoas nas causas ambientais?

A comunicação transpassa todos os temas que serão discutidos na Brazil Water Week. As discussões sobre como atender o ODS 6   –  ÁGUA E ESGOTO PARA TODOS abordarão questões de Governança e Gestão, Financiamento, Regulação e também de forma muito particular a COMUNICAÇÃO, em suas diversas formas: jornalismo, marketing, propaganda, comunicação corporativa, telecomunicações e redes sociais.

Além de discutir o papel dos comunicadores, governos, empresas e sociedade civil, as sessões deste tema mostrarão experiências exitosas na promoção da conscientização e mudança de atitude da sociedade.

FOTO_Ana_Paula

Ana Paula Rogers

ABES

Diretora da Foco 21 Comunicação, jornalista graduada pela Universidade Metodista de São Paulo, com mais de 25 anos de atuação em jornalismo, assessoria de imprensa e comunicação corporativa. Cursou pós-graduação em Meio Ambiente e Sociedade na FESPSP. É coordenadora-adjunta da Câmara Temática de Comunicação no Saneamento da ABES e assessora de Comunicação da ABES (nacional), da ABES Seção São Paulo, da AESabesp, da Fenasan e do MBA Saneamento Ambiental da FESPSP. Integrou o Tema Comunicação na Rio Water Week em 2018 e é coordenadora do Tema 7 - Comunicação na Brazil Water Week. É editora-chefe da Revista Saneas/AESabesp. Coordenou a edição dos Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) do Aproveitamento Hidrelétrico de Ribeiro Gonçalves, Uruçuí, Cachoeira, Estreito e Castelhano (Rio Parnaíba/Piauí-Maranhão). Integra o Observatório do Terceiro Setor onde coapresentou o programa de rádio com o mesmo nome na Trianon AM, em São Paulo.

TSG7 Foto Dal Marcondes

Dal Marcondes

Envolverde

Jornalista, diretor executivo da DMCom Consultoria e da Agência Envolverde, da qual é fundador, e presidente do Instituto Envolverde. Atuou na Agência Estado, Gazeta Mercantil, Revistas Istoé e Exame, entre outros. Foi membro do Conselho de Ética do Fórum Amazônia Sustentável e do Conselho de Sustentabilidade do Walmart Brasil. Desde 1998 dedica-se à cobertura de temas em meio ambiente, educação, desenvolvimento e sustentabilidade empresarial. Recebeu o Prêmio Ethos De Jornalismo (2 vezes) e o Prêmio Especialista em Água e Saneamento pela revista Negócios da Comunicação. É autor do livro “Cinco Anos do ISE”/BM&FBovespa e membro do Conselho de Especialistas do Centro SEBRAE de Sustentabilidade. Especialista em Economia Ambiental pelo Procam-USP, Mestre em Produção Jornalística e Mercado pela ESPM-SP, com especialização em Modelagem de Negócios Digitais.

Fabiotoreta

Fábio Toreta

Sabesp

Trabalha há 20 anos na área de comunicação. É o atual Superintendente de Comunicação da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), onde é responsável pelas áreas de relacionamento com a imprensa, publicidade, patrocínios, relações públicas, eventos, estratégia digital e engajamento. É sua segunda passagem pela Sabesp e, antes de assumir esse cargo, foi Diretor de Mercado Nacional do Grupo de Comunicação O Povo. Formado em Economia pela FAAP e especializado em Gestão Estratégica de Marketing pela Stanford Graduate School of Business.

Fer nanda Arimura TSG7

Fernanda Arimura

Pacto Global

Head de Engajamento e Comunicação

Formada em jornalismo pela PUC/SP, pós-graduada em Economia e Finanças (UFRGS) e com especialização em Comunicação Corporativa (Aberje/Syracuse University), possui 20 anos de experiência em comunicação. Trabalhou na Gazeta Mercantil, Zero Hora, Gerdau, Imagem Corporativa e em outras empresas. Nos últimos anos, como consultora, apoiou o programa Low Carbon Business Action in Brazil, iniciativa da União Europeia

laurence

Laurence Pellisson-Demoulin

SIAAP/França
Chefe de Comunicação Institucional do SIAAP – Autoridade Sanitária da Grande Parisa. Participou da evolução da estratégia de comunicação do SIAAP e sua coordenação. Esteve envolvida na implementação de ações de comunicação 360º, a fim de aumentar a consciência do SIAAP como um ator comprometido e responsável da cidade sustentável na área da Grande Paris, em consonância com os ODS. Gerencia projetos institucionais como publicações, eventos, vídeos, web, relações públicas. Colaborou para a valorização do SIAAP como ator de referência internacional, participando da organização de grandes eventos (COP, FME). Dá apoio a projetos de parceria de economia circular e participa do plano estratégico de longo prazo SIAAP 2030.

 
TSG7 foto rubens

Rubens Filho

Trata Brasil

Rubens Filho é jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) e mestrando em Sustentabilidade, Saúde e Meio Ambiente pela Universidade de São Paulo. Desde o segundo semestre de 2013 coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil. Em 2019, liderou o grupo de Comunicação do Comitê de Organização Internacional do 19ª World Toilet Summit Brasil 2019, que ocorreu na América Latina pela primeira vez, com as presenças da Fundação Bill & Melinda Gates, Water.org, SuSanA, World Toilet Organization, entre outros.